domingo, 14 de setembro de 2014

SEGREDOS CONJUGAIS

SEGREDOS CONJUGAIS
            Dias desses soube de um casal que completou oitenta anos de via a dois.             Bodas de Nogueira. Feito tão raro que chamou a atenção da imprensa mundial. Se chegar às minhas Bodas de Ouro já terei muito a agradecer a Deus. Mesmo assim, tornam-se raras as celebrações da simples Bodas de Prata, pois que casamento estável e duradouro tornou-se algo... fora de moda, ultrapassado. Fico a imaginar as razões dessa instabilidade conjugal e, dentre tantas, uma única sempre se sobressai: falta Deus nos corações das modernas famílias. Falta a verdadeira visão do que realmente seja uma família segundo reza o catecismo cristão.
            Não é de se admirar que nossos jovens já não aceitem a constituição familiar como bênção divina. Daí o decréscimo assustador dessas cerimônias em templos religiosos. Daí o comentário irônico que ouvi de uma jovem diante do plano de governo de um candidato político que prometia defender a família: “Ih, to fora! Esse ainda pensa quadradinho”. Mesmo assim, as exceções acontecem. No mesmo dia, de um casal jovem ouvi um belo testemunho: “Não dormimos sem antes rezarmos o terço”. Talvez esses dois um dia alcancem suas Bodas de Nogueira!
            Mas o segredo de um sucesso conjugal foi muito bem apresentado pelo papa Francisco, numa celebração com o rito do matrimonio para vinte casais, nesta semana: “nunca deixeis terminar o dia sem fazer a paz”. Vale a pena repetir aqui fragmentos de sua fala, pois que raramente um papa nos fala tão diretamente sobre um assunto que diz respeito à harmonia, confiança, serenidade, fidelidade e perseverança de todos aqueles que um dia disseram “sim” aos desafios da verdadeira vida conjugal, aquela que somente um homem e uma mulher podem assumir como dom de Deus, privilégio dos eleitos e consagrados diante de uma santa missão: “Crescei-vos e multiplicai-vos”.
            O crescimento conjugal exige clareza de objetivos. Diz o papa: “É inegável a força, a carga de humanidade presente numa família: a ajuda mútua, o acompanhamento educativo, as relações que crescem com o crescimento das pessoas, a partilha das alegrias e das dificuldades. As famílias constituem o primeiro lugar onde nos formamos como pessoas e, ao mesmo tempo, são os <tijolos> para a construção da sociedade”. Alguém diz o contrário, pode provar? Ora, toda e qualquer referência positiva sobre qualquer pessoa tem sempre raiz na procedência familiar. Isso todos sabemos.
            Deixemos o papa falar e encerrar nosso artigo de hoje: “O amor de Jesus, que abençoou a união dos esposos, é capaz de manter o seu amor e de o renovar quando humanamente se perde, rompe, esgota. O amor de Cristo pode restituir aos esposos a alegria de caminharem junto. Pois o matrimônio é isto mesmo: o caminho conjunto de um homem e uma mulher, no qual o homem tem o dever de ajudar a esposa a ser mais mulher, e a mulher tem o dever de ajudar o marido a ser mais homem. Este é o dever que tendes entre vós: <amo-te e por isso faço-te mais mulher> - <amo-te e por isso faço-te mais homem>. É a reciprocidade das diferenças. Não é um caminho suave, sem conflitos, não! Não seria humano. É uma viagem laboriosa, por vezes difícil, chegando mesmo a ser conflituosa, mas isto é a vida! E, no meio desta teologia que a Palavra de Deus nos oferece sobre o povo em caminho, mas também sobre as famílias em caminho, sobre os esposos em caminho, um pequeno conselho. É normal que os esposos litiguem; é normal! Acontece sempre. Mas dou-vos um conselho: nunca deixeis terminar o dia sem fazer a paz. Nunca!” – concluiu Francisco.
WAGNER PEDRO MENEZES wagner@meac.com.br


Nenhum comentário: